quinta-feira, 17 de maio de 2012

Destino ou acaso?

   Todos os dias, na hora do almoço, fico procurando algum filme fácil de entender, porque nesse horário fico com preguiça de pensar (rsrsrsrs), quero só relaxar. A programação entre 12h e 14h é sempre ruim e eu acabo colocando num filme qualquer (para não ter que ver as bobeiras do Globoesporte) e até coloco dublado para não ter trabalho nenhum mesmo, mas, geralmente, nem presto atenção.
   Hoje, seguindo o ritual, zapiei em busca de um filme interessante até que encontrei um brasileiro: AS Mães de Chico Xavier. Estava na medida pra mim, um filme que eu nunca tinha visto e com áudio original em Português.
   Alguma coisa no filme me chamou a atenção e, dessa vez, comecei a dar mais importância pra ele numa cena que, quando me dei conta, estava chorando.Vou tentar descrever mais ou menos o diálogo que me fez parar pra pensar em muitas coisas na minha vida:

   Uma mãe havia perdido um filho que, pelo que entendi (não peguei o filme no início), estava andando de bicicleta com a babá. Essa mãe vai ao encontro de Chico Xavier, que a faz uma pergunta:

Chico: Já agradeceu a sua babá?
Mãe: Não, Chico. Eu já a perdoei de coração, mas agradecer, não.
Chico: Então, peça, minha filha. O destino do seu filho era morrer, essa mulher só o ajudou a fazer a passagem.
A mãe fica confusa e Chico segue: Você gostaria que fosse com você? Imagina a culpa que você sentiria se ele caísse do seu colo? (...)

   Foi então que me deu um estalo: Será que estamos preparados para o que nos reserva o destino? Ou será que estamos sempre tentando driblá-lo? Por que será que o destino não poupou também a atriz Cristiane Torloni? (Lembram do acidente dela com o filho?)   
   Como eu acredito na veracidade dessas histórias de Chico Xavier, fico pensando em como não se sentia essa mãe. Com o andamento do filme, que já estava no final, pude perceber que com o tombo da criança, a família descobriu uma doença que o menino já tinha e como já havia dito o médium, ele estava predestinado a morrer. Como fazer uma mãe entender isso? Só tendo mesmo muita fé, e o filme mostra isso, através da fé, as mães se encontram com Chico para buscarem conforto e acabarem com seu sofrimento. Ainda mostra como as mulheres fazem qualquer coisa para estar com seu filho, ainda que seja em planos diferentes.
   Chorei muito com essa história, fiquei pensando em muitas coisas que acontecem na minha vida. Pensei nas relações que construímos e de repente, se desfazem; nas pessoas que perdemos; nos amigos que viram irmãos; nas vezes em que nos encontramos entre a vida e a morte e somos livrados. Será que é obra do destino? Será que é resultado de muita fé? Será que é puro acaso? Fica a reflexão...

   Agora, preciso muito ver o filme todo. Quem puder, veja também. É lindo!



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe um comentariozinho ;]