terça-feira, 22 de maio de 2012

Dicas de como economizar na sua festinha. Economizar em quê?

   Com essa vida de blogueira, leio muita coisa, coisa boa e coisa ruim, lógico. As coisas boas uso de inspiração para um post ou uma reflexão e as ruins...também.
   Como alguns sabem, me identifico muito com o ramo de festas, preparativos, decoração, essas coisas. Gosto muito de ler posts sobre DIY (do it yourself - faça você mesmo), principalmente, quando são fáceis de fazer e utilizam materiais que temos em casa ou compramos por baixos preços em qualquer armarinho. Fazer festa barata é uma arte muito admirável que, com certeza, deve ser passada adiante. Lógico que o "passar adiante" não irá se aplicar a quem é profissional na área, o que é muito compreensível.
   Fazer festa barata, na minha concepção, é realizar uma festa em casa ou em algum outro local emprestado com a ajuda da família e dos amigos; é comprar uns mimos para enfeitar, deixar a casa bem bonita para receber com coisas simples; é contratar um ou dois garçons para auxliar, mas prezar por comidas que todos possam se servir quando quiserem; é usar e abusar dos DIY's. Fazer festa barata, sem dúvidas, é um conceito muito relativo pois, o que é barato para o Luciano Huck, não é barato para mim e arrisco a dizer que o que é barato para ele, talvez, não seja barato pra mim nem se eu juntar todo o meu salário por dez anos, mas essa já é uma outra pauta para um outro dia.
   O que me indigna aqui é o tal do "foi baratinho" e o baratinho inclui pagar 300 reais num bolo de 30 fatias para um festinha no apê. Que realidade é essa?
   Gente que tem dinheiro, legal, vamos gastar, mas não venha com essa que foi uma pechincha.
   Usando toda a habilidade que eu tenho e até a que eu não tenho, dá pra gastar uns 1.000 reais para fazer um churrasco o dia inteiro com muita comida e muita bebida para umas 50, 60 pessoas e ponto-final. Come-se à vontade, bebe-se à vontade, inventa umas parafernalhas para a mesa do bolo e mesa de convidados e pronto! Festinha animada garantida. E nesses 1.000 reais estão incluídos o bolo que a vovó vai dar, os docinhos que a prima vai fazer, a farofa que a tia do interior faz e é uma delícia, e a caixa de cerveja que os amigos vão trazer. Então são 1.000 reais divididos em fatias deferenciadas para algumas pessoas. Pro dono da festa sobra uns 600 reais (o que já é muito para muitas famílias).
   Ok. A comemoração é especial e você pretende gastar um pouquinho mais. Pode gastar. Agora, PELAMOR, festinha com decoração da colunista da Casa e Jardim, fotográfo da Caras e buffet do Copacabana Palace, não é super em conta nem aqui, nem lá na China. Nem lá.

   A coluna começa assim: Ontem foi niver do filhão, fiz uma festinha linda. Como o maridão está desempregado, não tínhamos muita verba, mas ficou tudo muito fofo. Aqui no meu bairro tem um buffet que é uma coisa de tão barato e tão gostoso. Elas cobram apenas 50 reais por pessoa e fazem todo o serviço de copa. A festa foi aqui no play e não deu pra chamar muito gente, chamamos só os mais chegados, a família e os amigos mais próximos foram só 150 (desculpa não ter chamado todo mundo), chamamos também os coleguinhas do colégio e os pais, só deu pra chamar 50 coleguinhas (só os da turma dele mesmo) e acrescentamos mais 2 convidados para cada amiguinho, dando um total de 250 convidados. A boleira foi a mesma que fez o bolo do meu casamento, ela cobra só 8 reais a fatia e o bolo dela é maravilhoso. Como tinha docinhos, fiz um bolo com 200 fatias só (1.600 reais APENAS)(...)
   Eu entendo que papai e mamãe ganhavam 30 mil reais, os dois juntos. Agora com papai desempregado, mamãe só tem 15 mil pra gastar na minha festinha. Dessa vez não vai poder ter aquele parque de diversões particular do ano passado, nem o simulador do ano retrasado, mas tudo bem.

  O texto é hipotético, mas retrata mais ou menos o que eu tenho visto por aí. Eu entendo e respeito perfeitamente a diferença de classes sociais. Entenderam? Eu RESPEITO. Acho, no mínimo, uma falta de respeito você criar um site para a população de um país como o Brasil, que, muitas vezes, não tem nem os 8 reais para comprar a fatia daquele tal bolo pro filhinho.
   Realidade, gente! Não existe nada barato, nem caro, tudo é uma questão de ponto de vista, eu sei. O que eu não sei é o que passa na cabeça de uma pessoa que escreve lá no título do texto: Dicas para casar gastando pouco. E a primeira dica é o buffet do fulaninho de tal, que cobra a irrisória quantia de 100 por pessoa (só para comida e bebida ok?).
   O que nós, meros mortais, queremos é ideias de como decorar a festa, onde fazer convites bonitos e que sejam realmente baratos. Queremos gastar pouco e o nosso pouco é realmente P O U C O. Se você pode gastar muito e quer compartilhar o que você conhece, acho ótimo, faça um site com boas dicas, atingirá um outro público e fará sucesso porque esse mercado está super em alta; mas não me venha com pechinchas de docinhos que custam a singela quantia de 200 reais o cento, porque eu nao vou engolir. Nem eu nem os meus companheiros de salários sub5mil. Nos poupe!

  
Fonte da imagem: Contance Zahn

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe um comentariozinho ;]